sexta-feira, 17 de julho de 2015

Finalização de Estagio em Educação Infantil acontece com apresentação de Seminário.





O Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância do Polo UAB/UEMA de Arari, finalizou neste sábado (11/07), com um seminário ocorrido na Casa do Professor, acompanhado pela profa. Kênnya Lanny Sousa Varella.
Durante o seminário os acadêmicos do 6º período de Pedagogia, socializaram com os presentes por meio de exposição oral as descobertas, criações e as praticas pedagógicas desenvolvidas nas creches e pré-escolas durante o período de regências em classe.
Foram expostos ainda, os portfolios com as produções coletivas e individuais dos acadêmicos, bem como os recursos didáticos e objetos confeccionados ao logo do estágio. 
“O estágio supervisionado foi extremamente importante no processo de formação de cada acadêmico, primeiramente pela oportunidade de avaliar o processo educacional na teoria e a prática, abordando as dificuldades e vivenciando a realidade do ensino. De igual modo foi importante acompanhar a rotina da escola e a metodologia empregada pelos professores o que acrescentou ainda novos conhecimentos além do adquirido em sala de aula, tendo, portanto uma visão atual do ensino e da escola, havendo assim, uma troca de experiências com métodos eficientes para minha caminhada como educadora”, destacou a acadêmica do Curso de Pedagogia, Antonia de Jesus Dutra (Suzana).
O evento contou com a presença dos acadêmicos, professores, tutores presenciais e a distância,o Supervisor de Estágio, Jânio Dutra e da coordenadora do Polo UAB de Arari, profa. Edina Bezerra.


INFORMAÇÕES ADICIONIAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

O estágio, iniciado em abril, constou de oficinas e projetos escolares abrangendo os municípios de Arari com extensão ao povoado de Manoel João, Matões do Norte e Cajari.
Cada projeto abordou uma temática e foi acompanhado pelo Supervisor de Estágio, Prof. Jânio Dutra; pela professora da disciplina, Loianne Cristiny Morais de Magalhães; a tutora presencial, Wilza Cantanhede; a tutora a distância, Ivone Santos e da coordenadora do Polo profª Edina Bezerra.
As escolas envolvidas foram a Creche Tia Conci, em Arari, a Unidade Escolar Raimunda de Deus Dutra na comunidade de Manoel João, Jardim de Infância “Pequeno Príncipe” em Matões do Norte e Jardim de Infância Terezinha Rocha em Cajari, onde além do desenvolvimento dos projetos ocorreram as culminâncias.

O estágio desenvolveu-se a partir da seguinte metodologia:
  • Observação;
  • Elaboração e realização de Projetos;
  • Planejamentos;
  • Confecção de Recursos;
  • Regências de classe;
  • Socialização dos resultados. 
Os acadêmicos analisaram como positivos os seguintes pontos:
  • Aprimoramento da prática;
  • Socialização de experiências;
  • Crescimento profissional e intelectual;
A Coordenação do Polo juntamente com os acadêmicos agradecem a cada professor e a cada diretor das escolas partícipes pelo apoio e participação nos projetos dos acadêmicos envolvidos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário